“O Bolo da Avó? Mas há tantos bolos que só as nossas avós faziam/fazem!” É verdade, sim senhora! Mas, para mim, o bolo clássico de ovos e farinha será sempre apelidado como O Bolo da Avó. Porquê? Porque, apesar de eu não apreciar bolos e doces, tenho um carinho especial por estes bolos simples. E a verdade é que só as avós conseguem tornar o mais simples em algo muito especial – tal como acontece com este bolo. Eu junto uma fatia de bolo e outra de queijo… e faz-se magia!
- 6 ovos
- raspa de ½ limão
- 175gr de açúcar
- 100gr de manteiga
- 150gr de leite morno
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 250gr de farinha sem fermento
- 1 colher de chá de fermento em pó
- Separar as gemas das claras.
- Adicionar a raspa de limão e o açúcar às gemas e bater muito bem até obter um creme homogéneo.
- De seguida, juntar a manteiga amolecida e envolver muito bem.
- Depois, acrescentar o leite morno aos poucos, bem como a essência de baunilha, e mexer sempre – aqui, o preparado irá parecer ‘talhado’, mas não há qualquer problema.
- Peneirar a farinha e o fermento e juntar gradualmente ao preparado, envolvendo delicadamente, até que o resultado seja um creme denso e suave.
- Por fim, bater as claras em castelo e adicionar também faseadamente ao preparado, envolvendo igualmente de forma cuidadosa, para evitar a saída de ar.
- Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha.
- Verter o preparado final para a forma e bater com esta ligeiramente na bancada, para rebentar possíveis bolhas de ar à superfície.
- Levar a forma ao forno (pré-aquecido a 170ºC) durante 35 minutos ou até que o bolo esteja totalmente cozido (fazer o teste do palito).
- (Opcional) No momento de servir, polvilhar com açúcar em pó a gosto.
Dicas:
- Podem substituir as raspa de limão por raspa de laranja, conforme a preferência.
Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook ou o Instagram d’A Flavorita!