E sai mais um bolinho daqueles bem tradicionais, que marcam sempre presença nos almoços de família ou nas festas de aniversário! O Bolo de Ananás & Caramelo é realmente muito fácil de fazer e o resultado é uma sobremesa perfeitamente equilibrada pela acidez do ananás conjugada com a doçura do caramelo – quanto à massa, super leve e fofa, torna-se a ‘cereja no topo do bolo’. Garanto-vos que não leva mais do que 15 minutos a confecionar e que irá ser a ‘companhia’ ideal para estes dias de outono!
- 6 ovos
- 250gr de açúcar
- 250gr de farinha sem fermento
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 80ml de calda de ananás
- 6 rodelas de ananás fresco
- Caramelo líquido q.b.
- Separar as gemas das claras.
- Juntar o açúcar às gemas e, com a ajuda da batedeira, bater energicamente até obter um creme fofo e homogéneo.
- Acrescentar a calda de ananás ao preparado e bater novamente, para que o creme fique mais suave.
- Peneirar a farinha e o fermento e juntá-los também ao preparado, envolvendo suavemente.
- Por fim, bater as claras em castelo e adicioná-las delicadamente ao preparado anterior.
- Barrar uma forma redonda (sem buraco ao centro) com o caramelo líquido, untando a base e a lateral.
- O ananás deverá ser descascado e descaroçado previamente, para que, nesta altura, se possa dispor as rodelas de ananás (cortadas ao meio, em meia-lua) pela base da forma.
- Verter o preparado sobre as rodelas de ananás e bater ligeiramente a forma na bancada, para excluir possíveis bolhas de ar da massa.
- Levar ao forno (pré-aquecido a 170ºC) durante 30 minutos ao até que o bolo esteja totalmente cozido (fazer o teste do palito).
- Findo o tempo de cozedura, retirar a forma do forno e desenformar o bolo ainda quente, para evitar que o caramelo arrefeça e dificulte o processo.
- Já com o bolo desenformado, verter mais um pouco de caramelo por cima da superfície superior do bolo (onde estará o ananás).
Dicas:
- Para tornar a receita mais fácil e mais rápida, eu uso caramelo líquido de compra. Caso queiram fazer o caramelo em casa, basta colocar 250gr de açúcar num tacho e derreter em lume brando, até obter o caramelo.
- Eu usei ananás fresco e aproveitei o sumo que este libertou enquanto o descascava – descasquei-o dentro de um prato para aproveitei o sumo. Caso prefiram, também podem fazer aqui uma pequena alteração e usar ananás em lata, que já vem descascado, descaroçado e com calda de conservação.
Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook ou o Instagram d’A Flavorita!