



Esta semana, decidi fazer uma pausa nas receitas mais saudáveis e trazer-vos um verdadeiro pecado dos Deuses! E porquê? – perguntam vocês. Porque, para além de andarmos todos a precisar de um bolinho para animar estes dias mais cinzentos, esta semana deverá ser especialmente doce! É verdade, a semana que antecipa o dia do amor (o Dia dos Namorados!) merece esta bomba calórica. Garanto-vos, este Bolo de Noz com Doce de Ovos vai conquistar qualquer coração!
Para o doce de ovos:
- 10 gemas de ovo
- 150ml de água
- 250gr de açúcar
- 10gr de amido de milho
- 20gr de manteiga
- 1 pitada de canela em pó
Para o bolo de noz:
- 150gr de manteiga
- 250 de açúcar
- 200gr de noz sem casca
- 150gr de farinha de trigo sem fermento
- 10 claras de ovo
- ½ colher de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de canela em pó
- Separar as gemas das claras.
- (Para o doce de ovos) Numa panela, juntar a água e o açúcar, movendo a panela em círculos para que o açúcar se dissolva.
- Levar a panela ao lume (brando!) até que se forme uma calda de açúcar – sem nunca mexer a calda, se necessário, movimentar apenas panela. (Ao fim de 5/7 minutos, a calda estará pronta.)
- Retirar a panela do lume e deixar arrefecer durante 10 minutos.
- Entretanto, bater as gemas juntamente com o amido de milho, com a ajuda de uma vara de arames.
- De seguida, adicionar a calda de açúcar em fio às gemas, batendo sempre com a vara de arames.
- Transferir a mistura para a panela e levar novamente ao lume (brando, mais uma vez!), sem nunca parar de bater com a vara de arames, até que o preparado atinja uma textura cremosa – mas sem deixar cozer os ovos! Neste momento, retirar a panela do lume, continuando a mexer o creme para que arrefeça ligeiramente.
- Para finalizar o doce de ovos, adicionar a manteiga cortada em pequenos cubos e a canela em pó e envolver bem uma última vez.
- Já com o doce de ovos pronto, é altura de o transferir para uma taça de vidro, tapando com película aderente e reservando no frigorífico.
- (Para o bolo de noz) Juntar o açúcar e a manteiga amolecida e bater bem, com a ajuda da batedeira.
- Colocar as nozes na picadora e triturar bem, até obter uma pasta.
- Acrescentar a pasta de nozes e a farinha peneirada ao preparado e incorporar muito bem.
- Juntar o fermento e a canela e envolver novamente.
- À parte, bater as claras em castelo.
- Adicionar as claras firmes ao preparado, pouco a pouco, e envolver delicadamente com uma espátula ou colher de pau – o preparado deverá ficar uniforme e leve.
- Untar uma forma de bolo com manteiga e polvilhar com farinha.
- Verter o preparado na forma e levar ao forno (pré-aquecido a 170ºC) durante 30 minutos ou até que esteja bem cozido (fazer o teste do palito).
- Quando o bolo estiver pronto, retirar do forno, deixar arrefecer durante alguns minutos e desenformar.
- Antes de servir, regar o bolo com o doce de ovos bem fresco.
Dicas:
- Mais uma vez, o doce de ovos não é difícil de fazer! Apenas requer paciência e tempo. Por isso, aventurem-se! Vai valer muito a pena.
- Ao colocar a película aderente sobre o doce de ovos, devem colar, literalmente, a película à superfície do creme, evitando que fiquem bolhas de ar. Isto porque, se existir ar entre a película e a superfície do doce, poderá formar-se uma crosta desagradável no doce de ovos.
- A forma do bolo pode ser com ou sem buraco ao centro, mas deverá ter cerca de 22cm. Se for muito grande, o bolo irá ficar relativamente baixo e poderá secar demasiado.
Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook ou o Instagram d’A Flavorita!