Maltinha, bem-vindos a mais uma semana de Verão! A pensar na melhor forma de refrescar estes dias quentes, trago-vos um clássico desta estação: Cheesecake com Cobertura de Mirtilos! Uma sobremesa deliciosamente fresca, com uma combinação incrível de sabores! Se acham que não têm jeito para a cozinha, desenganem-se!, porque esta receita é fácil e rápida de fazer. E não se esqueçam: o único ingrediente sempre necessário é o amor com que cozinhamos!
Para a base:
- 200gr de bolacha Maria
- 100gr de manteiga
- 2 colheres de sopa de água (opcional)
Para o creme:
- 200gr de queijo creme (Philadelphia)
- 200ml de natas frescas para bater
- 1 lata de leite condensado
- 4 folhas de gelatina
- Água q.b.
Para a cobertura:
- 125gr de mirtilos
- 75gr de açúcar
- (Para a base) Partir as bolachas grosseiramente com as mãos e colocá-las no processador, triturando bem (até obter uma espécie de areia).
- Transferir a bolacha triturada para uma taça e juntar-lhe a manteiga líquida (de compra ou derretida no microondas).
- (Opcional) Se o preparado não tiver ‘liga’ suficiente, adicionar duas colheres de sopa de água e envolver bem.
- Dispor o preparado numa forma redonda de fundo amovível e calcar bem com as mãos, até que toda a base esteja preenchida uniformemente com a bolacha.
- Levar a forma ao frigorífico, enquanto se prepara o creme.
- (Para o creme) Em primeiro lugar, é importante colocar as folhas de gelatinas num recipiente com água (de forma a que as folhas fiquem submersas na água).
- Numa taça, verter as natas bem frescas e bater com a batedeira até que fiquem firmes.
- Noutra taça à parte, verter o queijo creme e adicionar o leite condensado aos poucos, batendo sempre com a batedeira até incorporar bem os dois ingredientes.
- Retirar as folhas de gelatina demolhadas da água (espremê-las ligeiramente com as mãos), colocá-las num copo e levar ao microondas durante cerca de 15 segundos ou até que estejam totalmente derretidas e em estado líquido.
- Retirar o copo do microondas e verter a gelatina líquida no preparado de natas, envolvendo bem com uma colher.
- Por fim, juntar o preparado de queijo creme e leite condensado ao preparado de natas e envolver delicadamente uma última vez, até obter um creme homogéneo.
- Já com o creme feito, é altura de colocá-lo também na forma: verter o creme sobre a base de bolacha e alisar com uma espátula.
- Levar a forma ao congelador para que o creme solidifique.
- (Para a cobertura) Num tacho, juntar os mirtilos e o açúcar.
- Levar o tacho ao lume (lume brando!) e mexer sempre lentamente com uma vara de arames.
- Quando o açúcar estiver completamente reduzido a uma calda líquida e borbulhante, é o momento de retirar o tacho do lume.
- Deixar arrefecer bem a calda e depois adicioná-la também à forma: vertendo-a lentamente por cima do creme (que já deverá estar relativamente sólido) e girando a forma em círculos para que a calda cubra toda a superfície do creme.
- Reservar novamente no congelador e retirar alguns minutos antes de servir.
- Abrir a peça lateral da forma e excluí-la, para depois cortar o cheesecake em fatias.
Dicas:
- As natas devem ser colocadas no congelador 10 ou 15 minutos antes de serem batidas, para que seja mais fácil firmá-las.
- Atenção: A calda de mirtilo e açúcar deve mesmo ser arrefecida durante algum tempo, porque, caso esteja quente no momento de vertê-la por cima do creme, o mais provável é que vá derreter o creme e estragar a sobremesa.
- Caso não gostem da calda com os mirtilos inteiros, podem triturá-la (com a ajuda de uma varinha mágica) e passá-la num coador, para evitar grainhas.
- A forma que uso tem 22cm de diâmetro.
Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook ou o Instagram d’A Flavorita!