O Encanastrado é, sem dúvida, o bolo que todo o mundo deveria provar, nem que fosse por uma vez na vida! É um bolo característico da região de Aveiro (não fosse ele recheado de doce de ovos!) e é um clássico incontornável em qualquer festa de aniversário. Quem ainda não provou, não perca tempo! Se ainda vos faltam razões para isso, digo-vos que este é um dos meus bolos preferidos. E quem me conhece, sabe que eu não adoro doces!
Para o doce de ovos:
- 300gr de açúcar
- 200gr de água
- 10 gemas
- 1 colher de chá de amido de milho
- 10 gr de manteiga
- canela q.b
Para a massa:
- 3 placas de massa folhada rectangular
- açúcar em pó
- Para fazer o doce de ovos, basta levar a água ao lume juntamente com o açúcar até atingir o ponto pérola.
- Depois disso, retirar a calda do lume e deixar arrefecer.
- Numa taça, bater ligeiramente as gemas com o amido de milho até que não restem grumos.
- De seguida, juntar a calda em fio (e muito lentamente) às gemas, sem nunca parar de mexer.
- Verter o preparado para o tacho onde foi feita a calda e levar novamente ao lume (brando).
- Mexer sempre o preparado até engrossar e, quando atingir a consistência pretendida, retirar do lume.
- Juntar a manteiga e a canela e mexer até que ambas se dissolvam no doce de ovos.
- Deixar o doce de ovos arrefecer uns minutos e reservar no frigorífico com película aderente (para evitar entrada de ar e que se forme uma crosta desagradável).
- Para fazer a estrutura do bolo, é necessário cortar as 3 placas de massa folhada ao meio, para obter 6 quadrados de massa folhada.
- Picar 4 quadrados de massa folhada com um garfo e levar ao forno (pré-aquecido a 170ºC) durante 12 minutos ou até estarem com aspecto dourado e crocante. (Atenção: devem colocar uma placa de cada vez no forno!)
- Com os últimos dois quadrados de massa folhada, faz-se o efeito entrançado: corta-se um dos quadrados em tiras verticais e o outro em tiras horizontais. Por fim, entrelaçar as tiras umas nas outras para ficar com o efeito encanastrado e levar também ao forno.
- Quando as tiras e o doce de ovos estiverem frios, é hora de montar o encanastrado.
- Dispor uma placa de massa folhada, barrá-la com doce de ovos e dispor outra placa por cima – repetindo o processo até empilhar as 4 placas “normais”.
- Para terminar, colocar a última placa (entrançada) no topo do bolo e polvilhar generosamente com açúcar em pó.
Dicas:
- Caso queiram fazer o bolo com outro formato ou tamanho, podem fazer! Tenham apenas em conta que o bolo deverá ter cerca de 4 camadas de massa folhada (+ a camada entrelaçada) para ficar com alguma altura.
- As placas de massa folhada devem ser levadas ao forno separadamente e não umas em cima das outras. Dependendo do tamanho do forno, podem cozer duas placas de massa folhada de cada vez, em tabuleiros diferentes.
- Quanto ao doce de ovos, o processo é simples. Apenas têm de fazer todos os passos com calma e paciência! É importante deixar a calda arrefecer antes de a juntar às gemas e nunca para de mexer (caso contrário, os ovos vão cozer).
- Quando levarem o doce de ovos ao lume para engrossar, é importante que seja em lume brando e que também nunca parem de mexer (pelo mesmo motivo: queremos doce de ovos e não ovos mexidos!).
- Se quiserem, podem aparar as placas de massa cozidas com uma faca, para que o bolo fique com um aspecto mais certinho e bonito.
Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook e o Instagram d’A Flavorita!