Nestes tempos de isolamento social, temos evitado ao máximo sair de casa. Por isso, ultimamente, o pão que consumimos durante a semana tem sido feito por nós. A receita de pão caseiro que partilho hoje convosco é daquelas mágicas, que nos aquecem a alma: Fogaça! Aos que estão longe de quem amam, está é a forma mais bonita (e mais deliciosa!) de matar as saudades de casa! Vai ficar tudo bem, malta!
- 300ml de leite
- 300ml de água
- 15gr de fermento de padeiro fresco
- 100gr de manteiga
- 150gr de açúcar
- Raspas de limão
- 25ml de aguardente
- 1kg de farinha sem fermento
- Canela q.b.
- 2 ovos
- Verter o leite e a água numa taça e levar aos microondas para aquecer, até que fiquem mornos.
- De seguida, adicionar o fermento, a manteiga, o açúcar, as raspas de limão e a aguardente e mexer bem, para que os ingredientes sólidos se dissolvam nos líquidos.
- Na taça da batedeira, adicionar cerca de 600gr de farinha.
- Abrir um pequeno buraco no centro da farinha e acrescentar os ovos e a canela.
- Bater bem e ir adicionando o conteúdo da taça aos poucos.
- Depois de ter todo o conteúdo líquido incorporado na farinha, o preparado também deverá estar ligeiramente líquido: é hora ir juntando mais alguma farinha, batendo sempre, até que a massa fique elástico e se descole facilmente da taça da batedeira.
- Quando a massa alcançar esse ponto, é sinal que está pronta: basta polvilhar uma taça com farinha e transferir a massa.
- Com as mãos: (1) sovar ligeiramente a massa e formar uma bola; (2) polvilhar a parte superior da massa com farinha; (3) delinear uma cruz massa; (4) tapar a taça com um pano e reservar num local quente e seco.
- A massa deverá levedar durante cerca de 1h.
- Passado esse tempo, polvilhar a bancada com farinha e transferir a massa para a bancada.
- Cortar a massa ao meio e formar duas bolinhas.
- Com uma faca, fazer dois pequenos golpes em ‘X’ na parte superior de cada bolinha de massa.
- Forrar dois tabuleiros com papel vegetal e pincelar com um pouco de azeite.
- Dispor uma bolinha de massa em cada tabuleiro.
- Levar ao forno (pré-aquecido a 190°C) durante cerca de 40 minutos ou até que as fogaças tenham uma crosta crocante e dourada.
Dicas:
- O leite e a água deverá estar mornos, não muito quentes. O objetivo é que a temperatura dos líquidos permita dissolver os ingredientes sólidos, mas não deverá estar demasiado quente para não anular o efeito do fermento. (Podem submergir o dedo na taça dos líquidos e, se conseguirem suportar a temperatura sem se queimarem, é sinal que está adequada).
- Não adicionem logo o quilo de farinha inicialmente. O indicado é que adicionem cerca de 600gr e depois vão adicionando o restante, até que a massa atinja a consistência pretendida. No meu caso, não precisei de usar 1kg inteiro de farinha na massa – usei cerca de 800gr e a restante foi usada para polvilhar a massa e a bancada.
- A cruz feita na massa serve para ir verificando o crescimento da massa, durante o tempo de levedura. Como esta é uma receita popular, tem também um cariz religioso – no momento em que se faz a cruz com os dedos, reza-se também uma pequena oração (pedindo a Deus que ajude a levedar o pão).
- Atenção: a preparação original da massa é feita toda à mão. Ou seja, a massa é sempre sovada à mão. Como fiz massa apenas para duas fogaças, usei a batedeira. Mas, claro, podem sovar a massa à mão!
- Na receita original, as fogaças são cozidas no forno a lenha. Mais uma vez, como apenas fiz duas fogaças, usei o forno elétrico.
Vejam as outras sugestões de pão caseiro d’A Flavorita: Pão Rústico Caseiro e Pão de Centeio & Aveia.
Acompanhem todas as receitas no Facebook ou no Instagram d’A Flavorita: