Requisitos básicos para eu devorar uma receita: 1. ter pão; 2. ter especiarias; 3. ter queijo; 4. ter muiiiito queijo. E foi assim que devorei quase meio quilo de queijo! Eu sei, a comida às vezes faz-nos irracionais!, mas também muito felizes. Por isso mesmo, decidi partilhar convosco este irresistível Fondue de Queijo com Pão d’Alho, que é só um delírio gastronómico para todos aqueles que a-d-o-r-a-m queijo – tal como eu! Para além disso, é totalmente feito com sobras – de pão e de queijo – e permite reaproveitar estes alimentos que, de outra forma, seriam injustamente desperdiçados. Desperdício é não experimentar este pitéu!

Para o pão d’alho:

  • 2 pães
  • Azeite q.b.
  • Alho em pó q.b.
  • Orégãos q.b.

Para o fondue:

  • 100gr de queijo emmental
  • 100gr de queijo flamengo
  • 200gr de queijo mozzarella
  • 200ml de vinho branco
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de chá de amido de milho
  • Pimenta preta q.b.

  1. Para fazer o pão d’alho é conveniente usar pão que já não seja fresco – se o pão já estiver duro (com 2 ou 3 dias), será mais fácil de cortar em tiras sem que se desfaça.
  2. Verter um fio de azeite sobre a base de um tabuleiro e, de seguida, dispor as tiras ao longo do tabuleiro.
  3. Voltar a verter um fio de azeite – agora por cima das tiras de pão – e polvilhar com alho em pó e orégãos a gosto.
  4. Levar o tabuleiro ao forno (pré-aquecido a 170ºC) durante 10 minutos ou até que o pão esteja torrado e douradinho.
  5. Passando ao fondue: basta juntar os queijos numa taça de vidro e envolver bem com as mãos. Caso os queijos não estejam já ralados, é importante fazê-lo com a ajuda de um ralador.
  6. Descascar o alho e esmagá-lo ligeiramente com uma faca ou com a mão – sem picar ou triturar! O objetivo é apenas que o alho liberte o seu sabor e, no fim, deverá ser excluído do fondue.
  7. Numa panela anti-aderente, colocar o alho, o amido de milho e o vinho branco e mexer.
  8. Depois, levar a panela ao lume e mexer até que o amido se desfaça.
  9. Já com o vinho quente, adicionar os queijos e começar a envolver delicadamente. Atenção: o lume não precisa de estar muito alto!
  10. Ao fim de alguns minutos, o queijo já estará totalmente derretido e envolvido nos restantes ingredientes, formando um creme ligeiramente elástico.
  11. Retirar a panela do lume e dispor o fondue numa taça ou numa panela própria para fondue.
  12. As tiras de pão também já estarão prontas para fazer parte deste belíssimo lanche!
  13. Servir o fondue quente e, caso arrefeça antes de ser devorado, voltar a aquecer ligeiramente o creme ao lume.

Dicas:

  • O famoso fondue de queijo é feito com queijo designados para o efeito. No entanto, todo o queijo é bom para derreter e, por isso, decidi aproveitar as sobras de queijo que tinha no frigorífico – o resultado é maravilhoso. E, já sabem, o importante é reutilizar e reaproveitar alimentos!
  • Quanto ao pão, também podem usar as sobras de pão que tiverem por casa, ou até mesmo broa. Caso tenham batata cozida da refeição anterior pronta para ir para o lixo, não o façam! Basta aquecerem ligeiramente as batatas (pode ser no microondas) e depois é só mergulhar no fondue.

Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook ou o Instagram d’A Flavorita!