



Maltinha, já estamos na segunda semana de Junho e isso é sinónimo de “5 Receitas Sem Lactose no blog d’A Flavorita”! Esta será uma óptima semana para quem é intolerante ou alérgico à lactose, mas também para quem simplesmente quer excluir este composto da sua alimentação. Hoje, trago-vos um delicioso Gelado de Banana & Amendoins Caramelizados e só vos digo: é impossível resistir a esta tentação!
- 2 bananas maduras
- sumo de limão q.b.
- 1 colher de sopa de mel
- 200ml de natas 0% lactose
- 100gr de amendoins
- 50gr de açúcar
- 20ml de água
- 1 pitada de sal
- Em primeiro lugar, é necessário cortar as bananas em rodelas e levá-las ao congelador durante algumas horas ou de um dia para o outro.
- Transferir as bananas congeladas para um processador ou picador e triturar bem até obter um creme.
- Adicionar algumas gotas de sumo de limão, para evitar que o creme de banana oxide.
- De seguida, acrescentar o mel, que ajudará a triturar todas as rodelas de banana e a tornar o creme uniforme e sem pedaços.
- O próximo passo é caramelizar os amendoins: (1) levar uma frigideira anti-aderente ao lume; (2) adicionar o açúcar e a água; (3) deixar que o açúcar derreta e forme uma calda; (4) juntar os amendoins à calda; (5) adicionar uma pitada de sal e envolver bem os amendoins, para que absorvam a calda de açúcar; (6) retirar do lume e deixar arrefecer.
- Numa taça, verter as natas sem lactose e bater com a batedeira, até ficarem firmes.
- Juntar o creme de banana às natas firmes e envolver delicadamente (com a batedeira ou com uma colher).
- Por fim, partir grosseiramente os amendoins caramelizados e acrescentá-los ao preparado anterior, envolvendo novamente.
(Eu reservei alguns amendoins para adicionar ao gelado apenas no momento de servir.) - Transferir o preparado para uma taça e levar ao congelador durante algumas horas.
- Retirar o gelado do congelador alguns minutos antes de servir e decorar com os restantes amendoins. (opcional)
Dicas:
- As bananas devem estar realmente maduras, para que estejam o mais doces possível. É importante congelá-las para que, depois de transformadas em creme, mantenham uma boa consistência.
- Para esta receita, eu costumo usar amendoins com casca. (Normalmente, tenho sempre amendoins conservados no congelador e descasco-os na hora de fazer a receita. Tê-los no congelador é uma boa forma de evitar que se estraguem e posso usá-los/comê-los logo de imediato!)
- Para bater as natas sem lactose não é preciso qualquer procedimento adicional! Podem apenas juntar algumas gotas de limão/lima ou uma pitada de sal ou de bicarbonato de sódio, para ajudar a firmar as natas (tal como acontece com as natas ‘normais’).
Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook ou o Instagram d’A Flavorita!