Maltinha, preparem os vossos corações, porque a receita de hoje vai reforçar as saudades do lar e da família! Não se sabendo bem onde nasceu a receita original, a verdade é que a adaptámos às nossas gentes e surgiu o inigualável Leite Creme à Portuguesa. Em qualquer mesa festiva deste nosso Portugal, há sempre espaço para esta sobremesa deliciosamente cremosa. Não vale a pena disputar: o melhor do mundo é sempre o da nossa mãe ou o da nossa avó! Vamos matar saudades de casa?
- 1lt de leite
- 1 pau de canela
- casca de limão
- 5 gemas
- 8 colheres de açúcar
- 4 colheres de amido de milho (maizena)
- açúcar mascavado q.b
- Num tacho, verter o leite e juntar-lhe o pau de canela e a casca de limão.
- Levar o tacho ao lume até que o leite ferva.
- Numa taça, colocar as gemas e acrescentar o açúcar e o amido de milho.
- Com a vara de arames, bater bem até obter um preparado alaranjado e homogéneo.
- Quando o leite estiver a ferver, é hora de retirar o tacho do lume e excluir o pau de canela e a casca de limão.
- Se necessário, transferir o leite para um recipiente que seja mais fácil de pegar apenas com uma mão.
- De seguida, adicionar o leite (lentamente e aos poucos) ao preparado de gemas, mexendo sempre – para que o leite quente não coza as gemas.
- Verter o preparado de leite e gemas novamente no tacho.
- Levar novamente o tacho ao lume e mexer sempre, até o preparado engrossar – o resultado final deverá ser um creme consistente e sem grumos.
- Transferir o leite creme para uma travessa ou taças individuais e levar ao frigorífico.
- Antes de servir, polvilhar a crosta do leite creme com açúcar mascavado e queimar com um queimador apropriado ou um maçarico.
Dicas:
- Como vêem, esta receita não requer grande trabalho e é bastante fácil de fazer! Tenham apenas atenção no momento de levar o preparado final ao lume para engrossar. Aí, devem manter o lume médio e nunca parar de mexer o preparado com a vara de arames (para desfazer possíveis grumos do amido de milho e evitar que a massa coza demais).
- Quanto ao açúcar a usar para polvilhar o leite creme, é sempre preferível que seja um açúcar menos refinado (e, portanto, mais com um grão maior). Isto porque, ao queimar o açúcar (sendo este menos refinado), conseguirão uma crosta mais crocante. Podem também usar açúcar demerara ou, não tendo nenhum destes por casa, podem recorrer ao açúcar amarelo.
- Caso não tenham um queimador ou maçarico adequados, podem polvilhar o leite creme com canela (se for do vosso agrado).
Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook e o Instagram d’A Flavorita!