E para hoje temos… É verdade, mais uma iguaria francesa! Hoje trago-vos uma refeição fantástica para um jantar mais requintado: Magret de Pato com Legumes Salteados & Arroz Branco. E se pensam que é super difícil de fazer, desenganem-se! Esta receita só requer tempo, paciência e, como não poderia deixar de ser, muito amor pela cozinha! Malta, eu quero muito que experimentem este prato, garanto que não se vão arrepender!
Para selar o pato:
- 1 magret de pato
- Sal grosso q.b.
- Pimenta preta q.b.
Para o molho de laranja & mel:
- 1 laranja
- 2 colheres de sopa de mel
- 3 colheres de sopa de caldo (da gordura do pato)
Para o arroz branco:
- 1 alho
- Azeite q.b.
- 1 folha de louro
- ¼ de caldo de legumes
- 125gr de arroz
- 250gr de água
- Sal grosso q.b.
Para os legumes salteados:
- 4 cogumelos frescos
- 1 punhado de feijão-verde
- Azeite q.b.
- 1 alho
- 1 colher de sopa de molho de soja
- Sal fino q.b.
- (Para selar o pato) Num primeiro momento, é necessário fazer golpes na pele do peito de pato, com a ajuda de uma faca bem afiada – os golpes deverão ser feitos no sentido diagonal, formando uma espécie de padrão xadrez.
- De seguida, temperar o pato com sal e pimenta preta a gosto.
- Levar uma frigideira ao lume (médio-alto) e esperar que a base aqueça bem.
- Já com a base quente, dispor o magret de pato na frigideira – tendo em atenção que deverá selar-se, em primeiro lugar, a parte que contém a pele do pato (para que expulse a gordura extra).
- Quando a pele estiver bem tostada e com aspecto crocante, é hora de virar o peito de pato ao contrário (com a pele para cima) e deixar mais alguns minutos, para selar o outro lado.
- Findo este processo, retirar o pato da frigideira e reservar num tabuleiro (que depois irá ao forno).
- Atenção! Não desperdiçar a gordura que o magret de pato expulsou, pois será necessária mais tarde (devem deixar que a gordura arrefeça um pouco e transferí-la para um copo ou taça).
- (Para o arroz branco): Levar um tacho ao lume e verter um fio de azeite.
- Já com o azeite quente, adicionar o dente de alho picado, a folha de louro e o caldo de legumes – até que o alho esteja louro e o caldo derretido.
- Nesse momento, adicionar o arroz e mexer bem com uma colher de pau.
- Depois, juntar a água e temperar com sal a gosto – tapando o tacho e deixando cozer o arroz, que deverá ser mexido de vez em quando.
- Entretanto, é altura de levar o magret de pato ao forno durante 5 a 10 minutos – o forno deverá estar numa temperatura elevada (mais ou menos 190ºC, consoante o forno) e a pele do pato deverá ficar virada para cima.
- (Para o molho de laranja & mel) Na frigideira onde foi selado o pato, verter o sumo de uma laranja e o mel.
- Levar a frigideira ao lume (médio-alto) e mexer ligeiramente o preparado.
- Quando o preparado começar a ferver, adicionar o caldo que se reservou anteriormente (da gordura do pato) e mexer novamente.
- Deixar ferver durante mais alguns minutos e, quando o molho estiver em espuma e ligeiramente engrossado, retirar do lume e reservar.
- (Para os legumes salteados) Laminar os cogumelos (que deverão estar limpos) e lavar bem o feijão-verde, cortando-o também em pedaços conforme o gosto.
- Noutra frigideira à parte (ou na mesma que usaram anteriormente, se a limparem com um pouco de papel), verter um fio de azeite e levar ao lume.
- Adicionar o dente de alho picado e deixar alourar.
- Seguidamente, adicionar os cogumelos à frigideira e envolver bem, até que ganhem cor e diminuam um pouco de tamanho.
- Juntar o feijão-verde e incorporar novamente durante mais alguns minutos.
- Adicionar o molho de soja e uma pitada de sal e envolver novamente, até que estejam bem salteados – nesse momento, retirá-los do lume.
- Por fim, resta cortar o magret de pato em fatias (com cerca de 1cm), colocá-lo numa travessa/prato e regá-lo com o molho de laranja & mel.
- Servir com o arroz branco e os legumes salteados.
Dicas:
- Esta receita é relativamente fácil de fazer, requer apenas algum tempo e paciência. Podem preparar todos os passos antes de começarem a confeccionar a receita, pois irá facilitar todo o processo.
- Eu usei feijão-verde congelado, mas podem usar feijão-verde fresco, claro!
- O magret de pato deverá ficar ligeiramente mal-passado, pelo que devem ter em atenção à cozedura do pato, durante o tempo que está no forno.
Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook e o Instagram d’A Flavorita!