Malta, hoje trago-vos uma receita cheia de personalidade: Molotof com Fio de Ovos! E porquê? Porque o Molotof é uma daquelas sobremesas que ou se odeia, ou se adora! Não há meio-termo com este menino: balança, mas não cai. É tal como é e nem as opiniões alheias o fazem mudar (cá entre nós: é mais ou menos como a miúda d’A Flavorita). Mas bem, quer gostem ou não, o importante é pôr as mãos na massa. Por isso, espreitem as receitas d’A Flavorita, escolham a vossa preferida e sejam felizes, sempre!

Para o Molotof:

  • 6 claras
  • 200gr de açúcar
  • 2 colheres de caramelo líquido
  • caramelo líquido q.b
  • açúcar q.b

Para o Fio de Ovos:

  • 6 gemas
  • 150gr de açúcar
  • 100ml de água
  1. Em primeiro lugar, é necessário separar as gemas das claras.
  2. (Molotof) Verter as claras na taça da batedeira e bater bem até que obter claras em castelo.
  3. Já com as claras firmes, é hora de adicionar o açúcar aos poucos, batendo sempre com a batedeira.
  4. De seguida, adicionar o caramelo e bater novamente.
  5. Untar uma forma (de furo ao centro) com caramelo e polvilhar com açúcar.
  6. Dispor colheradas de merengue pela forma e alisar bem, para que fique o molotof fique uniforme – se necessário, bater levemente com a forma na bancada para que o merengue fique mais compacto.
  7. Levar ao forno (pré-aquecido a 170ºC) durante 10 minutos, sobre um tabuleiro com água (banho-maria).
  8. Passado o tempo de cozedura, desligar o forno e abrir ligeiramente a porta do mesmo (eu costumo colocar uma colher de pau entre a porta e o forno para evitar que a porta feche).
  9. (Fio de ovos) Com um garfo, bater ligeiramente as gemas.
  10. Depois, passá-las num coador de malha fina para retirar possíveis membranas.
  11. Num tacho, juntar o açúcar e a água e levar ao lume.
  12. Quando atingir o ponto de pérola (um calda transparente e cremosa), é o momento de ir introduzindo as gemas, com um funil para fio de ovos, movimentando-o em círculos.
  13. Deixar as gemas durante alguns segundos, até que fiquem com alguma consistência, e depois retirá-las com uma escumadeira para um prato.
  14. Levar o fio de ovos ao frigorífico até que arrefeça.
  15. Quanto ao molotof, devem deixá-lo a arrefecer no forno (com a porta entreaberta) durante cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, podem retirá-lo do forno, passar uma faca nas extremidades da forma e, por fim, desenformá-lo para um prato.
  16. Levar o molotof ao frigorífico até ao momento de servir.
  17. Antes de servir, decorar o molotof com o fio de ovos.

Dicas:

  • Malta, eu sei que há aquela ideia de que o molotof corre sempre mal, porque acaba por baixar depois de cozido. Bem, caso façam todos estes passos, isso não acontecerá: (1) levar o molotof ao forno em banho-maria; (2) nunca abrir a porta do forno, durante o tempo de cozedura; (3) passados os 10 minutos, abrir ligeiramente a porta e deixar o molotof arrefecer durante 30 minutos.
  • O importante é não expor o molotof a diferenças de temperatura extremas, pois é isso que faz com que esta sobremesa muitas vezes corra mal.
  • Quanto ao fio de ovos, caso não tenham um funil apropriado, poderão furar o fundo de uma lata (com 4 furos) e usar – é importante que as gemas escorram em fio para a calda e não em pingos.

Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook ou o Instagram d’A Flavorita!