Ouvi dizer por aí que deliram com receitas bem ‘Tugas’ – é verdade? Da minha parte, posso garantir que são as que conquistam sempre o meu coração. E o que é que eu decidi trazer desta vez, malta? Ovos Verdes! Já ouviram falar? Um pitéu incrível, que tanto pode servir como entrada, acompanhamento ou prato principal! Super versátil, adorado por miúdos e graúdos, uma excelente opção para levar na marmita do trabalho ou nos passeios da escola e, por último mas não menos importante!, uma refeição sem carne & peixe. Se gostam mesmo de receitas com cunho português, não podem desperdiçar esta!

Para o recheio:

  • 4 ovos
  • 1 punhado de salsa fresca
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de vinagre
  • Sal q.b.
  • Pimenta preta q.b.

Para panar:

  • Farinha de trigo sem fermento q.b.
  • 2 ovos
  • Pão ralado q.b.
  1. Levar uma panela com água ao lume.
  2. Lavar bem a casca dos quatro ovos e colocá-los na panela, temperando-os com um pouco de sal grosso.
  3. Depois de a água começar a ferver, deixar cozer os ovos durante 8 minutos.
  4. Numa taça de vidro, verter água bem fria e algumas pedras de gelo.
  5. Passados os 8 minutos, retirar os ovos cozidos da panela (com a ajuda de uma escumadeira) e transferir, um a um, para a taça com água gelada.
  6. Deixar que os ovos arrefeçam e, de seguida, retirar a casca de todos eles.
  7. Já com os ovos descascados, cortar cada um ao meio, no sentido vertical.
  8. Excluir delicadamente a gema de cada metade de ovo e colocar numa tacinha.
  9. Esmagar bem as gemas com um garfo.
  10. Depois, picar muito bem o molhinho de salsa e acrescentar às gemas esmagadas.
  11. Adicionar o azeite e o vinagre, temperar com sal e pimenta preta a gosto, e esmagar novamente tudo até obter uma pasta.
  12. Rechear a concavidade de cada metade de ovo (clara) com o preparado anterior.
  13. Dispor três taças na bancada e: na primeira, colocar a farinha; na segunda, colocar os dois ovos batidos; na terceira, colocar o pão ralado – esta será a ordem correcta para panar os ovos.
  14. Levar uma frigideira ou wook ao lume e verter uma quantidade suficiente de óleo para fritar os ovos panados (entre 2 a 3cm de altura).
  15. Quando o óleo estiver quente, é altura de iniciar o processo: passar cada metade de ovo pela farinha, depois pelo ovo batido e por fim pelo pão ralado e colocar na frigideira.
  16. Repetir o processo com as oito metades e ir virando as que já estão a fritar – os ovos não levam muito tempo a fritar, basta formar a crosta crocante.
  17. Escorrer bem o excesso de óleo e transferir os ovos panados para um prato forrado com papel de cozinha.
  18. Servir os ovos verdes ainda quentes, acompanhados com um molho a gosto (molho rosa, maionese, molho de mostarda & mel, entre outros).

Dicas:

  • É importante que deixem os ovos cozer os 8 minutos após a água começar a ferver, para garantir que a gema e a clara ficam minimamente consistentes para depois moldar.
  • Se acharem necessário, podem adicionar mais um pouco de azeite para formar a pasta com a consistência desejada – de forma a que seja fácil barrar a pasta nas claras.
  • É uma receita super rápida e fácil, que apenas requer delicadeza e paciência.

Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook ou o Instagram d’A Flavorita!