Maltinha linda, como tenho experimentado várias receitas novas e deliciosas, hoje decidi trazer-vos mais uma que fiz pela primeira vez durante as minhas férias: Panna Cotta com Calda de Frutos Vermelhos! Uma sobremesa italiana, que tem tanto de simples como de divinal. Super rápida e fácil de confeccionar, só precisa de ser reservada no frigorífico durante algumas horas. Eis a prova de que as coisas simples podem ser surpreendentemente maravilhosas!

  • 6 folhas de gelatina neutra
  • 400ml de natas
  • 100ml de leite meio-gordo
  • 120gr de açúcar
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • 100gr de calda de frutos vermelhos
  1. Dispor as folhas de gelatina numa taça e cobrir as mesmas com água.
  2. De seguida, verter as natas e o leite num tacho e levar ao lume (médio).
  3. Juntar o açúcar e o extracto de baunilha e mexer bem com a vara de arames, para dissolver totalmente o açúcar.
  4. Deixar que as natas e o leite fervam ligeiramente e depois retirar do lume.
  5. Retirar as folhas de gelatina da água e levá-las ao microondas, numa caneca, durante cerca de 10 segundos.
  6. Já com a gelatina em estado líquido, adicioná-la ao preparado anterior e mexer bem.
  7. Dispor o preparado em várias tacinhas pequenas ou numa taça grande e levar ao frigorífico durante algumas horas, até que esteja sólido e com uma textura parecida a uma gelatina (ligeiramente “vibrante/trémula”).
  8. No momento de servir, retirar do frigorífico e cobrir a panna cotta com a calda de frutos vermelhos.
  9. (Opcional) Decorar com frutos vermelhos frescos ou com hortelã a gosto.

Dicas:

  • Também podem escorrer as folhas de gelatina da água e incorporá-las no preparado – que ainda deverá estar quente para dissolver a gelatina -, mexendo bem.
  • Como o objetivo é fazer uma sobremesa fácil e rápida, eu usei calda de frutos vermelhos de compra. Caso queiram, podem comprar os frutos vermelhos (frescos ou congelados) e fazer a calda em casa. Vejam a receita da calda de frutos vermelhos caseira na receita de Pavlova com Chantilly & Frutos Vermelhos ou da calda de mirtilos na receita de Cheesecake com Cobertura de Mirtilos.
  • É importante que deixem a panna cotta no frigorífico durante várias horas ou de um dia para o outro, para que ganhe a solidez necessária e possa depois receber a calda sem a absorver.
  • Ao colocar a panna cotta nos recipientes pretendidos, tenham em atenção que esta não deve ficar muito alta, para que seja mais fácil de solidificar e criar um equilíbrio agradável entre o creme e a calda.

Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook ou o Instagram d’A Flavorita!