Malta, ainda venho a tempo? Não comecem já o serão de filmes! Falta-vos o principal: Pipocas Caramelizadas! Hoje partilho convosco esta receita, porque sei que a tarde e a noite vão ser passadas no sofá. Esta receita é muito fácil, só requer alguma paciência. E acreditem: sendo tudo feito em casa, o resultado final é diferente! Portanto, antes do ‘Play’ na TV, é hora de fazer as pipocas! (Ou Falocas, como lhes chama a minha mãe – afirmando que o milho faloca e não pipoca!)

Para as pipocas:

  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 150gr de milho para pipocas

Para o caramelo:

  • 200gr de açúcar
  • 50ml de água fria
  • 1 colher de chá de sumo de limão
  • 50ml de água quente
  1. Num tacho, verter o óleo e o milho. 
  2. Levar ao lume (que não deve estar muito alto) e colocar a tampa no tacho. 
  3. Deixar o tacho tapado, até que o óleo aqueça e o milho comece a abrir. 
  4. Quando o milho começar a falocar, agarrar o tacho com ambas as mãos (protegidas com um pano) e fazer ligeiros movimentos – para que o milho que ainda não rebentou comece também a abrir também. 
  5. Quando o milho já estiver quase todo em pipocas, é hora de desligar o lume.
  6. De seguida, transferir as pipocas para uma taça de vidro grande, onde caibam todas confortavelmente. 
  7. Por fim, resta fazer o caramelo: (1) num tacho, juntar o açúcar, a água fria e o limão; (2) levar ao lume (brando!) e deixar que o açúcar fique totalmente caramelizado – terá aparência dourada; (3) quando o caramelo estiver feito, adicionar a água quente e deixar ferver durante 1 minuto.
  8. Tendo o caramelo feito, basta vertê-lo ainda quente por cima das pipocas e envolvê-las rapidamente com uma colher. 

Dicas: 

  • Para fazer as pipocas, costumo usar um tacho com tampa em vidro, para poder ver as pipocas sem ter de levantar a tampa. Assim, o calor não se dissipa e consigo estar sempre atenta ao estado das pipocas. 
  • Não deixem o tacho ao lume durante demasiado tempo, na esperança de que todo o milho rebente. Ficam sempre alguns grãos por rebentar, é normal. E caso as pipocas fiquem muito tempo ao lume, o mais provável é que fiquem queimadas. Portanto, quando a maioria do milho já tiver rebentado, tirem o tacho do lume.
  • Quanto ao caramelo, é importante que o façam em lume brando, pois, caso contrário, também irá queimar.
  • Não devem mexer o caramelo com uma colher, espátula ou o que quer que seja! Caso ainda haja algum açúcar por derreter, agarrem o tacho com ambas as mãos e façam ligeiros movimentos circulares até que o açúcar derreta. 
  • O caramelo estará pronto quando tiver uma cor dourada. Também não devem deixá-lo tempo demais ao lume, porque também irá queimar. 
  • Mal o caramelo esteja feito, devem vertê-lo logo sobre as pipocas e envolver rapidamente, antes que o caramelo arrefeça e fique como pedra. É importante colocar as pipocas numa taça de vidro, pois assim não correm o risco de a taça derreter quando verterem o caramelo quente. 

Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook e o Instagram d’A Flavorita!