queijo fresco caseiro
queijo fresco caseiro

Olá, malta linda! Esta semana trago-vos uma receita especialmente tradicional, uma verdadeira perdição para os amantes de queijo. É verdade, aquele que às vezes até comemos à colherada e devoramos de uma vez só: Queijo Fresco Caseiro! Pois bem, o que vocês não sabem é que esta iguaria é super-hiper-mega fácil de fazer e fica tão (ou mais!) deliciosa do que os queijos de compra. Experimentem só!

  • 2lt de leite do dia meio-gordo
  • 8 colheres de sopa de vinagre de sidra
  • sal q.b
  • pimenta preta q.b (opcional)
  • orégãos q.b (opcional)
  1. Num tacho, levar o leite ao lume. 
  2. Retirar o tacho do lume quando a temperatura do leite rondar os 90ºC – ou, caso não tenham termómetro de cozinha, retirar quando o leite começar a ganhar nata e antes de começar a ferver.
  3. Já com o tacho fora do lume, adicionar o vinagre e ir mexendo com uma colher até que o leite comece a coalhar. 
  4. De seguida, tapar o tacho e deixar o leite repousar durante cerca de 30 minutos. 
  5. Passado esse tempo, colocar um coador de malha fina sob uma taça. 
  6. Transferir o queijo para o coador e deixar escorrer bem. Se necessário, pressionar o queijo com uma colher para retirar o excesso de líquido. 
  7. Temperar o queijo com sal, pimenta preta (opcional) e orégãos (opcional) e mexer ligeiramente com uma colher para envolver os temperos. 
  8. Passar o queijo para uma taça e pressioná-lo bem com uma colher para ficar compacto. 
  9. Reservar no frigorífico de um dia para o outro. 

Dicas:

  • O leite do dia pode ser comprado na maioria dos supermercados (eu comprei no Pingo Doce) ou directamente ao produtor. 
  • A regra é a seguinte: para cada litro de leite são necessárias 4 colheres de sopa de vinagre de sidra. 
  • O vinagre pode ser substituído por coalho. Aí, a regra é: para cada litro de leite é necessária 1 colher de sopa de coalho.
  • Podem usar um coador metálico ou um coador de pano para escorrer o excesso de líquido. Há quem use um pano de cozinha, enrolando-o e apertando-o com as mãos. Tenham apenas em atenção para não espremer demasiado o queijo, pois ele poderá ficar elástico. À medida que vão espremendo (seja com o escorredor ou com o pano), podem ir provando o queijo para verificar a sua consistência.
  • O queijo deve ser temperado com sal e, caso queiram, podem adicionar especiarias a gosto.
  • É importante manter o queijo no frigorífico.

Sabias que?
A grande diferença entre o leite do dia e o leite UHT é que, como o próprio nome indica, o leite UHT é ultrapasteurizado. Ou seja, é submetido a altas temperaturas, de forma a garantir a destruição de todos os microrganismos.
Por sua vez, o leite do dia é considerado mais puro, pois é pasteurizado a temperaturas mais baixas e elimina apenas os microrganismos nocivos. Deste modo, a validade do leite do dia é muito mais reduzida (entre 4 a 5 dias).

Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook e o Instagram d’A Flavorita!