Alguém aqui conhece o famoso Quindim? Um bolinho que nasceu no Brasil e, curiosamente, é inspirado num dos nossos doces portugueses: a Brisa do Lis (da região de Leiria). Ambos irresistivelmente deliciosos! Quantas vezes descobrem algo que desconheciam através de uma conversa banal e dão por vocês a querer saber mais sobre o assunto? Foi assim que descobri esta receita e a curiosidade levou-me a experimentar estes pedacinhos de céu! Uma incrível surpresa, os quindins são de comer e chorar por mais, do primeiro ao último!

  • 12 gemas
  • 350gr de açúcar
  • 100gr de coco ralado
  • 200ml de leite de coco
  • Manteiga amolecida q.b. (para untar)
  • Açúcar q.b. (para polvilhar)
  1. Separar as gemas das claras e reservar para as claras para outra utilização.
  2. Sobrepor um coador de malha fina a uma taça de vidro e coar as gemas, de forma a excluir a membrana que as envolve.
  3. De seguida, adicionar o açúcar e mexer bem com a ajuda de uma vara de arames.
  4. Repetir o processo com o coco ralado.
  5. Acrescentar o leite de coco e envolver muito bem, até desfazer possíveis grumos.
  6. De seguida, dispor as formas na bancada, untá-las com manteiga amolecida (com a ajuda de um pincel) e polvilhá-las com açúcar.
  7. Colocar as formas num tabuleiro.
  8. Transferir o preparado para um copo alto e verter pequenas porções do mesmo em cada forma – enchendo cada forminha até meio.
  9. Verter água pela base do tabuleiro, até que esteja totalmente submersa e com cerca de 1cm de altura.
  10. Forrar o superfície do tabuleiro com papel de alumínio, formando uma tampa (que irá evitar que os bolinhos queimem).
  11. Levar o tabuleiro ao forno (pré-aquecido a 170ºC) e cronometrar o temporizador em 60 minutos.
  12. Ao fim de meia hora, abrir o forno e retirar o papel de alumínio, para que os bolinhos criem uma crosta estaladiça.
  13. Quando o tempo de cozedura terminar, abrir ligeiramente a porta do forno e deixar arrefecer durante cerca de 10 minutos.
  14. Após esse tempo, retirar o tabuleiro do forno e desenformar os bolinhos, um a um, passando uma faca por toda a lateral (entre o bolo e a forma) e desenformando delicadamente para um prato.

Dicas:

  • Estes bolinhos são super fáceis de fazer! A única parte que requer algum cuidado é o momento de desenformar: não podem estar muito quentes, porque podem perder a consistência ao sair da forma e desfazer-se; nem podem estar muito frios, porque não irão descolar das formas e o resultado também sairá estragado.
    Posto isto, é muito importante encontrar um meio-termo: deixar arrefecer durante alguns minutos, mas desenformar rapidamente para que não arrefeçam. Para testar, podem desenformar um quindim, mantendo os outros ainda dentro do forno entreaberto, para que não arrefeçam logo. Caso o primeiro desenforme facilmente, podem repetir o processo com os restantes.

Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook ou o Instagram d’A Flavorita!