E para terminar esta semana “Sem Carne & Peixe” em grande, nada como um delicioso Risotto de Cogumelos & Queijo! E sim, é possível ser apaixonada/o por estes três alimentos: arroz, cogumelos e queijo. Eu sou, por exemplo! Portanto, agradeço desde já publicamente a quem decidiu juntá-los pela primeira vez. Malta, se também adoram risottos, têm mesmo de experimentar esta dádiva culinária!
- 1,5lt de água
- 1 caldo de legumes
- 10 cogumelos marrom frescos
- ½ cebola
- 1 alho
- 1 fio de azeite
- 200gr arroz para risotto
- Sal q.b.
- Pimenta preta q.b.
- 50ml de vinho branco
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de queijo ralado
- Juntar o litro e meio de água e o caldo de legumes no interior de uma panela e levar ao lume até ferver – deverá estar em lume brando para que a água vá aquecendo lentamente, enquanto se começa a preparar o risotto.
- Limpar os cogumelos suavemente com uma folha de papel de cozinha e, de seguida, laminá-los.
- Descascar a cebola e o alho e picá-los finamente.
- Transferir a cebola e o alho picados para uma panela e adicionar o fio de azeite.
- Levar ao lume e deixar o refogado apurar.
- Quando a cebola e o alho estiverem alourados, acrescentar os cogumelos laminados, mexendo de vez em quando.
- Já com os cogumelos bem envolvidos no refogado, adicionar o arroz e mexer bem.
- Adicionar o vinho branco ao arroz e deixar evaporar – nesta altura, a água já deverá estar quente e o caldo dissolvido.
- Temperar o arroz com sal e pimenta preta a gosto.
- Retirar a água com o caldo do lume ou deixar em lume muito brando.
- De seguida, juntar um pouco de água com caldo ao arroz.
Este será o passo mais demorado, pois o objetivo é juntar a água aos poucos, esperando sempre que o arroz absorva a água na totalidade para depois juntar mais, repetindo o processo até que o arroz esteja cozido. (Eu juntei cerca de 200ml de cada vez, num total de 700/800ml – fiz este processo com a ajuda de uma concha.) - Retificar os temperos (sal e pimenta), se necessário.
- Já com o arroz cozido, retirar a panela do lume e adicionar a manteiga, envolvendo bem até que esta se derreta totalmente.
- Por fim, adicionar o queijo ralado e mexer novamente, para que se derreta.
- Servir o risotto num prato sopeiro/de sopa e adicionar mais queijo ralado, conforme preferência.
Dicas:
- Como vêem, a confecção deste prato requer alguma paciência: o processo de ir adicionando a água aos poucos deverá demorar cerca de 20 minutos. Se tentarem apressar, o mais provável é que a experiência não corra tão bem. Portanto, o segredo é ter calma e paciência, é só o necessário para correr bem!
- Quanto ao arroz, contrariamente ao normal, é aconselhável a que não seja lavado! Isto porque o arroz irá levar a goma que lhe é característica e ajudará a criar a textura necessária para o risotto.
- Eu costumo usar arroz para risotto, que há à venda em qualquer super-mercado. Se não tiverem/comprarem deste, o arroz mais apropriado para esta receita é o carolino.
- A água com o caldo deverão ir ao lume até que o caldo se dissolva e a água esteja quente. Não deixem ferver durante muito tempo, pois isso fará com a água comece a evaporar-se.
- A quantidade de água a colocar no arroz é relativa. O importante é que o arroz fique cozido. Portanto, vão adicionando a água aos poucos e verificando sempre o cozimento do arroz.
- Também podem usar caldos naturais, como água de cozer massa, água de cozer frango ou água de cozer legumes, por exemplo.
- Eu usei queijo emmental ralado. Vocês podem usar o queijo que preferirem ou que tiverem por casa!
Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook ou o Instagram d’A Flavorita!