Olá, malta! É verdade que já faz algum tempo que não vos trazia uma receita bem tradicional (dessas que tanto adoro!) e, esta semana, decidi partilhar convosco uma das minhas eleitas: Tostas com Ovos Mexidos & Alheira! Não há nada que não seja maravilhoso neste prato: 1) só precisam de 3 alimentos para o fazerem; 2) podem usar o tipo de alheira que mais gostarem; 3) não demora mais do que 10 minutos a fazer; 4) o resultado é uma receita divinal que, como não poderia deixar de ser, tem cunho português!

  • 1 alheira (de compra)
  • 4 ovos
  • 4 fatias de pão
  • Azeite q.b.
  • Orégãos q.b. (opcional)
  • Salsa q.b. (opcional)
  1. Colocar a alheira sobre uma tábua de madeira e, com a ajuda de uma faca, fazer um golpe horizontal ao longo de toda a alheira – o golpe não serve para abrir a alheira ao meio! É apenas para romper a ‘pele’ que envolve a carne, de forma a facilitar a cozedura da mesma.
  2. Numa taça, verter os ovos e batê-los bem, com a ajuda de um garfo, até obter uma mistura homogénea.
  3. De seguida, levar ao uma frigideira anti-aderente ao lume (que deverá está com intensidade média-baixa).
  4. Já com a frigideira quente, dispor a alheira.
  5. Passados alguns minutos, a ‘pele’ envolvente deverá começar a ‘desprender-se’ da alheira – nesse momento, virar a alheira para que aconteça o mesmo do outro lado.
  6. Excluir a ‘pele’ (que deverá ter-se ‘desprendido’ na totalidade da alheira) e verificar se a alheira já está no ponto pretendido (com uma ligeira crosta crocante).
  7. Antes de adicionar os ovos à frigideira, é importante partir a alheira em pequenos pedaços, com a ajuda de uma espátula.
  8. Depois deste passo, é altura de acrescentar os ovos à frigideira.
  9. Ainda com a espátula, ir mexendo cuidadosamente a mistura de alheira e ovo, de forma a que se envolva tudo muito bem.
  10. Quando os ovos estiverem cozidos e bem incorporados na alheira, deverá transferir-se o preparado da frigideira para uma travessa.
  11. Por fim, cortar duas fatias de pão a gosto e dispô-las na frigideira.
  12. Verter um fio de azeite sobre o pão e deixar que as fatias adquiram também uma ligeira crosta dourada, de ambos os lados.
  13. Retirar o pão da frigideira e juntá-lo à travessa com o preparado de ovos mexidos e alheira.
  14. (Opcional) Por fim, polvilhar a refeição com orégãos e salsa a gosto e rechear cada tosta com o preparado de ovos mexidos e alheira.

Dicas:

  • A alheira que uso é de carnes, broa e presunto. Dêem asas à imaginação e usem a alheira que mais gostarem ou a que melhor se adequar às vossas escolhas alimentares!
  • É importante usar uma frigideira anti-aderente porque, para além de facilitar o processo de cozedura, também não irá queimar a carne.
  • Eu aconselho a que não adicionem qualquer tipo de gordura à frigideira, pois a própria alheira irá libertar gordura, que será suficiente para fritar a carne. Caso o façam, o risco de ensoparem a alheira e os ovos será grande e isso irá tornar a refeição excessivamente gordurosa!
  • Eu também não adiciono sal aos ovos, uma vez que a alheira já é bem temperada e acaba por temperar os ovos, durante o processo de cozedura.
  • Quanto ao pão a usar, também podem escolher o que mais gostarem! Eu usei Fogaça (Pão Doce Caseiro), mas o objetivo é que usem o pão que possam ter a mais aí por casa.
  • Esta receita serve duas refeições/duas pessoas.

Para além deste blog cheio de amor pela cozinha, podem também acompanhar o Facebook ou o Instagram d’A Flavorita!